Bancos

Parâmetros Envolvidos

Selecione Sim para que após a implantação dos saldos iniciais de bancos e estoque, esses campos sejam desabilitados para edição, de forma a preservar a informação. Mantenha a opção Não para que esses campos permaneçam habilitados.

Localização: Financeiro > Parâmetros Gerais Determina se o saldo bancário deve ser composto considerando a data da baixa ou do crédito. No extrato bancário, o valor será exibido conforme a data escolhida. Se a opção for pela data de crédito, na tela de baixa, além da Data da Baixa será habilitado o campo Data de Crédito. No cadastro de bancos, serão habilitados dois campos adicionais:
  • Valor a Compensar No caso da baixa ser realizada em um dia e o crédito em data posterior, esse campo apresenta o valor do crédito a ser compensado.
  • Saldo Disponível Exibe o valor de disponibilidade imediata na conta, subtraindo o valor a creditar do saldo atual.

Localização: (Financeiro > Parâmetros Gerais) Define o uso do banco Interno ERPFlex nas movimentações internas de compensação.

Tabelas Atualizadas

  • SA6 – Cadastro de Bancos
  • SA7 – Carteiras

Veja também

  • Consulta Extrato Bancário
  • Consulta Movimentação Financeira
  • Consulta Fluxo de Caixa

Um dos grandes objetivos do sistema de gestão é o controle financeiro da empresa. Para que isso seja possível, devemos cadastrar os bancos e contas correntes que a empresa trabalha.

Com o ERPFlex é possível controlar e obter a posição atualizada do saldo bancário da empresa. Para tanto, devem ser preenchidos os campos Saldo Anterior e Saldo Atual com o saldo existente na data da entrada em produção do sistema.

A partir desse momento, a cada movimentação financeira, o sistema atualizará o Saldo Atual. O Saldo Anterior é mantido fixo, como histórico; além disso, é com base neste valor que o ERPFlex consegue obter o saldo em qualquer dia anterior à data atual.

Portanto, os campos Saldo Anterior e Saldo Atual é que possibilitam o controle da integridade dos dados bancários, uma vez que partindo do saldo anterior e adicionando ou subtraindo todos os movimentos bancários de um determinado banco, deve resultar no saldo atual.

Por padrão, o ERPFlex já envia cadastrados os bancos: Caixinha e Interno ERPFlex.

Interno ERPFlex

O banco Interno ERPFlex não deve ser excluído, ele é utilizado na parametrização financeira para processamentos internos do sistema, como as compensações de descontos,  juros, baixa dos créditos/débitos, quando a baixa difere do valor original do título.

Caixinha

Já o Caixinha, é destinado ao controle dos valores que, normalmente, as empresas mantêm internamente para as despesas imediatas.

Boletos e arquivos CNAB

O ERPFlex possibilita a emissão de boletos e a geração do arquivo CNAB para os seguintes bancos. Clique nos links para conhecer os campos específicos de cada banco: 

Banco Descrição Observação Boleto?
001 Banco do Brasil Convênios com variação (6 ou 7 posições) Sim
353 ou 033 Santander Sim
237 Bradesco Sim
341 Itaú Sim
399 HSBC (Com e sem registro) Sim
104 Caixa Econômica Federal SICOB e SIGCB Sim
756 Bancoob / Sicoob Sim
041 Banrisul Sim
422 Safra Não
748 SICREDI Sim

Os layouts contidos nessa listagem devem sempre ser homologados novamente pela empresa junto ao banco, pois existem muitas variações nas carteiras e por agência, o que implica em ajustes no ERPFlex para atendimento das situações ainda não contempladas.

Realizando o Cadastro icone roteiro

  1. Em Cadastros > Bancos – CC – Finalizadoras, selecione a opção Bancos:
  2. Clique em Incluir e preencha os campos conforme a seguir:
Código

Informe o código do banco, conforme definido pela Febraban. Exemplo 341 (Banco Itaú)

Descrição

Informe um nome para identificação do banco. Exemplo: Itaú.
Se a empresa tiver várias contas no mesmo banco, é aconselhável incluir o número da conta na descrição do banco, com isso, ficará fácil a identificação nas caixas de seleção.

Agência

Informe o código da agência.

Díg. Verificador Agência

Informe o dígito verificador da agência, se existir.

Conta

Informe o código da conta corrente.

Díg. Verificador Conta

Informe o dígito verificador da conta, se existir.

%Juros Mensal (Aplicação)

Em contas de aplicação, é possível informar a taxa mensal prevista de rendimento. No fluxo de caixa, será simulada uma entrada com o valor do rendimento no primeiro dia de cada mês. Essa simulação somente será exibida se existirem movimentos a receber ou a pagar no mesmo período.

Incluir no fluxo de caixa

Selecione Sim para que o banco seja considerado no fluxo de caixa. Alguns bancos utilizados para controle interno, como Interno ERPFlex, devem ser marcados com Não para que seus saldos não sejam considerados no fluxo de caixa.

Ativar Cadastro

Selecione Sim para que o banco fique disponível para os movimentos de baixas. Se a conta for encerrada, marque esse campo com Não para impedir seu uso nas movimentações financeira.

Linha do Balanço

Em desenvolvimento

Saldo Anterior

Na data entrada do sistema em produção, deve ser informado o saldo da conta no início do dia.

Total de Entradas

Exibe o valor total recebido no banco.

Crédito a Compensar

Esse campo somente é apresentado quando o parâmetro Data considerada para compor o extrato bancário está configurado com a opção Crédito. No caso da baixa ser realizada em um dia e o crédito em data posterior, esse campo apresenta o valor do crédito a ser compensado.

Saldo Disponível

Exibe o valor de disponibilidade imediata na conta, subtraindo o valor a creditar do saldo atual.

Saldo Atual

Na data entrada do sistema em produção, o saldo atual deve ser igual ao Saldo Anterior. À medida que as movimentações financeiras forem registradas, o saldo atual é atualizado automaticamente.

Total de Saídas

Exibe o valor total pago no banco

Botão Ajustar

Esse botão deve ser aplicado para recalcular o saldo anterior ou o saldo atual, em caso de alguma diferença ou intervenção manual após a implantação.

Código do Beneficiário

É a identificação do cliente junto ao banco, também conhecido como Código Cedente ou de Cobrança. É o banco que deve informar este código, alguns utilizam o código do cedente como sendo o número da conta, porém isto não é regra.

Convênio (BB)/ Cooperativa (SICOOB)

Para o Banco do Brasil, informe o código do convênio. Para Cooperativa SICOOB, informe o código da cooperativa

Instruções do Boleto Linha 1 a 4

Digite instruções para impressão no boleto.
Exemplo: Não receber após o vencimento.
Para montagem das instruções estão disponíveis as seguintes variáveis:

Variável Função
<VALOR_MULTA> Apresenta o valor aplicável de multa por mês, baseado no percentual informado na aba Carteira e no valor do título.

Exemplo Após vencimento, cobrar multa por atraso de R$ <VALOR_MULTA>

<VALOR_JUROS_MES> Apresenta o percentual de juros ao mês, baseado no percentual informado na aba Carteira e no valor do título.

Exemplo: Após vencimento, cobrar juros de <VALOR_JUROS_MES>%  ao mês.

<NUMERO_PARCELA>/

<ULTIMA_PARCELA>

Apresenta o número da parcela, seguido do número da última parcela

Exemplo: PARCELA: <NUMERO_PARCELA>/<ULTIMA_PARCELA>

<NUMERO_NFE> imprime o número da nota fiscal. Exemplo: REF. NF  <NUMERO_NFE>
<JUROS_MES_CALCULADO> e <JUROS_DIARIO> imprime os dados de juros mês e diário quando o faturamento tiver o cálculo de juros.
Próximo Boleto

Informe o número do próximo boleto a ser gerado; a partir dele, o ERPFlex fará o sequenciamento automático.

Carteira

Digite o código da carteira, é a modalidade de cobrança do boleto.

Descrição

Digite uma descrição para identificação da carteira. Exemplo: Cobrança Simples

Variação (BB)

Campo específico para CNAB do Banco do Brasil. Preencha com o código da variação da carteira, conforme orientação do banco.
Exemplo: 019

Operação (Banco Caixa Ec.)

Informe o código da operação para a Caixa, conforme orientação do banco.
Exemplo: 003

Sistema de Cobrança (Caixa)

Selecione a opção do layout do CNAB para o banco Caixa: SIGCB ou SICOB

Código de Transmissão (Santander/Banrisul/HSBC)

Informação cedida pelo banco que identifica o arquivo remessa do cliente. Esses campos devem ser preenchidos na configuração de CNAB para os bancos Santander, Banrisul ou HSBC.

Cobrança Registrada

Selecione Não se for sem registro ou Sim, para cobrança registrada.
Observação: Por orientação da FEBRABAN, os bancos encerraram a adesão ao serviço de cobrança sem registro para novos clientes a partir de 01/06/2015. Para as lojas que já tinham contrato de cobrança sem registro com seus bancos antes de junho de 2015 a recomendação da FEBRABAN é que o banco force gradativamente o lojista a migrar para a Cobrança com Registro, com prazo final em Dezembro de 2016. A partir de Janeiro de 2017 segundo o informativo da FEBRABAN somente o banco emissor do boleto sem registro poderá aceitá-lo.

Modalidade de Cobrança (BB/Banrisul)

Selecione a modalidade conforme a carteira contratada. Padrão: Cobrança Simples

Espécie de Doc Boleto (Itaú)/CNAB

Caso as informações não sejam preenchidas, o boleto será gerado no padrão “DM”.
Por padrão, os boletos gerados vem com a informação “DM”, que significa duplicata mercantil. Essa é a modalidade mais comum e utilizada pelos clientes, mas existem inúmeros tipos de espécie. Neste caso é aconselhável discutir com o banco qual a espécie de documento será utilizada, pois a identificação incorreta da espécie do documento não vai impedir que o boleto seja gerado e pago e nem que o crédito seja efetuado em conta, mas pode ocasionar a impossibilidade de se protestar o boleto caso venha a ser necessário.

% Multa

Informe o percentual de multa aplicável no mês, em caso de atraso.

% Juros Diário

Informe o percentual de juros aplicável por dia, em caso de atraso.

Quem Enviará os Boletos (Empresa/Banco)

Os boletos podem ser gerados e enviados ao cliente pelo próprio ERPFlex (opção Empresa). Porém, algumas empresas optam pela geração do arquivo de remessa e deixam sob responsabilidade do banco a emissão dos boletos e envio ao cliente. (opção Banco)

Quem Protestará os Títulos (Banco/Não Protestar)

Ao  selecionar a opção Banco, será enviada a instrução de protesto automático pelo banco, uma vez decorrido o prazo especificado no campo seguinte. Selecione a opção Não Protestar para que a empresa tenha a opção de realizar ou não o protesto diretamente pelo site do banco.

Qtde Dias para Protestar

Esse campo somente é habilitado, se escolhida a opção Banco no campo Quem Protestará os Títulos. Nesse caso, defina o número de dias tolerância para pagamento do título; ultrapassado esse prazo, o banco realizará o protesto do título em cartório.

Qtde Dias para Liquidar

Esse campo é utilizado pela consulta de Fluxo de Caixa.  Informe a data de crédito em conta corrente dos boletos gerados no caso de carteiras D+1, D+2.
Assim, após gerado o arquivo de remessa, ao consultar o fluxo de caixa,  os recebíveis serão exibidos considerando a data de vencimento mais a quantidade de dias para liquidar.

Próximo Lote

Alguns bancos, como por exemplo Bradesco, controlam o processamento dos arquivos de remessa por lote. Nesse caso, ao iniciar a geração dos cnabs pelo ERPflex, informe o número do próximo lote; o sequenciamento passa ser controlado pelo ERPFlex.