Novidades da Versão 7.5.0

Administrator ERPFlex/ março 31, 2015/ Novidades ERPFlex

Nota Fiscal Eletrônica 3.1

A Secretaria da Fazenda estabeleceu um novo layout para a nota fiscal eletrônica, com entrada em vigor a partir do dia 01.04.2015.

Atento às mudanças, o ERPFlex é o software de gestão que já atende às exigências da Nota Fiscal Eletrônica 3.1 e está preparado para o novo layout desse documento. Confira as principais mudanças realizadas no sistema:

Nota de importação – novos campos:

  • Via de transporte internacional com as opções: Marítima, Fluvial, Lacrustre, Aérea, Postal, Ferroviária, Rodoviária, Conduto/Rede Transmissão, Meios Próprios, Entrada/Saída ficta, Courier e Handcarry.
  • Valor da AFRMM: valor adicional ao frete para renovação de marinha mercante. Esse campo é de preenchimento obrigatório quando a via de transporte for Marítima.
  • Forma de importação: Por conta própria, Por conta e ordem e Encomenda.
  • CNPJ do adquirente ou encomendante: preenchimento obrigatório no caso de importação por conta e ordem ou por encomenda.
  • Estado adquirente ou encomendante: preenchimento obrigatório no caso de importação por conta e ordem ou por encomenda. Não aceita o valor ‘EX’.

Importacao

Mudanças Gerais – Novos Campos

  • Hora de emissão e Hora de Saída: campos preenchidos automaticamente;
  • Hora de emissão e Hora de Entrada: campos preenchidos automaticamente.

W13

 

Nota Mista – novos campos

  • Indicador de exigibilidade: campo referente à exigibilidade do ISS com as opções: exigível, não incidente, isenção, exportação, imunidade, exig. suspensa por decisão Judicial e exig. suspensa por processo administrativo.
  • Número processo suspensão: número do Processo administrativo ou judicial de suspensão do processo.
  • Incentivo Fiscal: Indicador de incentivo Fiscal.
  • Prestação de serviço: Campo para informar a data de prestação de serviço.

W14

Mudanças Gerais – Novas validações

  • Devolução e retorno de mercadorias: a nota fiscal de devolução deverá obrigatoriamente referenciar o documento original. Isso significa que se o emitente quiser juntar e devolver vários itens a partir de várias notas, deverá ser emitida uma nota fiscal de devolução para cada nota referenciada. Para referenciar uma NF no ERPFlex basta clicar no ícone nfe, depois “+ Nota de Devolução”  e a mesma será referenciada. Para os casos NF de entrada (Compras), será necessária editar a compra, colocar o número da chave de acesso e gravar. Após a gravação, ao editar a compra será habilitado o campo “Status da NF”. Basta alterar o status para “autorizada” e gravar. Em seguida, clicar no ícone nfe e “+ Nota de Devolução” .
  • Finalidade de emissão da NF-e: Agora o XML conta com as finalidades 1 – NF-e Normal, 2 – NF-e Complementar, 3 – NF-e de Ajuste e 4 – Devolução/Retorno.

 * Caso tenha alguma dificuldade, contate nosso suporte pelo telefone 11 3473-8011. Antes de acessar o sistema é importante fazer a limpeza dos dados de navegação.

Obs. Dificuldades em executar a limpeza dos dados de navegação, basta acessar o tutorial abaixo de acordo com o navegador utilizado.

Tutorial Chrome   Tutorial Firefox   Tutorial Internet Explorer

Lote e Rastreabilidade

O ERPFlex conta com o recurso de controle de lote e rastreabilidade. Essa funcionalidade permite controlar os lotes de fabricação, rastreando-os caso seja necessário identificar a origem de um determinado produto ou componente.

Na ficha de produção foi incluído o botão lupa (Ver os Lotes desta Ficha de Produção). Ao acessar é possível ver os lotes, quantidade produzida e rastreio dos mesmos, conforme (Tela 1).

ras]tre

(Tela 1)

Bloqueio na alteração do produto da OP na Ficha de Produção

Com o ERPFlex, é possível bloquear a alteração no produto da OP na Ficha de Produção. Para isso, foi criado o parâmetro em: OP/OS “Permite Alterar o Produto de OP vinculada a uma Ficha de Produção”. Caso altere o parâmetro para “Não”, o sistema não permitirá a criação de uma OP dentro da ficha que não esteja vinculada ao produto principal e não permitirá alteração do produto principal, (Tela 2 e 3).

para

(Tela 2)

fichaop

(Tela 3)

Obs.: caso tenha uma estrutura com subitens para gerar as OP’s, será necessário utilizar o botão  Gerar/Vincular OP’s, para que seja criado todas as OP’s. Após a geração da OP não será permitida a alteração do produto no cabeçalho da ficha de produção.

Melhorias na FCI (Ficha Conteúdo de Importação)

A partir dessa versão, o ERPFlex apresenta melhorias na FCI (Ficha Conteúdo de Importação). Adequamos a rotina de FCI para melhor atender nossos clientes:

  • Cálculo CI:

Agora é possível fazer o cálculo por tabela de preço ou período de vendas. Ao clicar em “Calcular CI”, será apresentado a tela abaixo para que o usuário escolha a forma de calcular, (Tela 4); 

fci1

(Tela 4)

  • Produtos que farão parte do cálculo:
  • No cadastro de estrutura de produtos/serviços foi criado checkbox ao lado de cada estrutura, possibilitando que seja selecionada qual estrutura será calculada.
    • Importar retorno FCI: 

    Dentro do cadastro de estrutura de produtos/serviços é possível importar o arquivo retorno da FCI.

    • Gerar solicitação FCI: 

    Após gerar a FCI, é possível gerar a solicitação da FCI que apresentará todos os produtos que tiveram alteração na faixa e que não tem o código de FCI. Quando escolher os itens e clicar em “Gerar”, o sistema fará a geração de um arquivo TXT para ser enviado ao fisco e assim que for disponibilizado o arquivo de retorno, basta importá-lo no ERPFlex. Para baixar o Validador/Transmissor basta acessar o site da Fazenda; 

    • Informações da FCI no XML de venda;
    • Gravação da FCI gerada na variante.
FCI

(Tela 4.1)

Extrato Bancário em Excel

Com o ERPFlex, agora é possível gerar o extrato bancário em formato xls – Excel, (Tela 5), facilitando o processo financeiro:

extrato

(Tela 5)

Preço Mínimo do Produto no Orçamento e Faturamento

A partir dessa versão, o ERPFlex apresenta uma maior flexibilidade para determinação dos preços. Agora, é possível colocar o preço mínimo que um produto pode ser vendido por tabela de preço e definir quais perfis de usuários podem incluir itens de orçamento e faturamento abaixo desse preçoCom o preço mínimo definido, não será possível incluir itens com o preço unitário menor que o mínimo estipulado na tabela em questão.

Para configurar, altere os perfis de usuário que possuem acesso à tela de Orçamentos e/ou Faturamento e mude o direito de acesso, deixando que o perfil tenha ou não permissão para incluir lançamentos abaixo do preço mínimo, (Tela 6, 7 e 8).

preço mini

(Tela 6)

mini2

(Tela 7)

Perfil

(Tela 8)

Bloqueio na edição do documento no Orçamento

O ERPFlex possibilita agora um maior controle na edição do campo “Documento” no orçamento. Em Parâmetros>Orçamento, foi criado um parâmetro para bloquear a edição desse campo. Caso o parâmetro esteja “Sim”, não será possível editar o campo na inclusão/alteração do orçamento, fazendo com que seja respeitada a numeração sequencial gerada pelo ERPFlex, (Tela 9, 10).

orc

(Tela 9)

orc2

(Tela 10)

Código do produto/variante na tela de Romaneio

Para os usuários que utilizam romaneio em suas operações, o ERPFlex oferece a possibilidade de fazer a separação de produtos utilizando o campo “Código” na tela de romaneio, (Tela 11).

peq

(Tela 11)

Coluna ‘Estoque’ na reserva manual

No ERPFlex, agora é possível visualizar a Quantidade em Estoque na tela de reserva manual, (Tela 12).

Reserva manual

(Tela 12)

Colunas ‘Quantidade Reservada’ e ‘Saldo Disponível’ na tela de Variantes

No ERPFlex, agora é possível visualizar a quantidade reservada e o saldo disponível na tela de variantes, (Tela 13).

Saldo

(Tela 13)

Informações adicionais no item do Faturamento

Mais controle para a função Faturamento no ERPFlex: dentro do item de venda no faturamento foi criado o campo de informações adicionais. Neste campo é possível incluir mais informações referentes ao item e relaciona-las à descrição do produto (Telas 14 e 15). 

informações1

(Tela 14)

nf1

(Tela 15)

Obs. No cadastro do produto foi criado o campo “Informações Adicionais do Produto”. Caso a informação seja preenchida direto pelo cadastro ao realizar o faturamento as informações serão levadas para a DANFE.

Número do Lote na DANFE

DANFE mais completa no ERPFlex: criado parâmetro em Faturamento>NF Eletrônica para que na impressão da DANFE o número do lote saia concatenado com a descrição do produto (Telas 16 e 17).

concat

(Tela 16)

lotenf

(Tela 17)

Número do Pedido na DANFE

DANFE mais completa no ERPFlex: criado parâmetro em Faturamento>NF Eletrônica, possibilitando a impressão do número do pedido de compras na DANFE. Para que o número saia na DANFE, basta ativar o parâmetro e dentro o item no faturamento colocar o número do pedido (Telas 18, 19 e 20).

numped

(Tela 18)

numped2

(Tela 19)

numped3

(Tela 20)

Inativação de Banco

Obtenha mais controle na administração dos bancos com o ERPFlex. Agora, dentro do cadastro do banco é possível inativar um cadastro para que ele não seja mais utilizado nas telas e relatórios financeiros (Tela 21).

PrtScr capture

(Tela 21)

Armazém Padrão

Controle os armazéns em sua operação com o ERPFlex. Criado parâmetro em Produtos>Estoque “Armazém Padrão”, com esse parâmetro é possível definir qual será o armazém principal (Tela 22). Após a seleção do armazém, ao realizar um orçamento, faturamento ou compra será apresentado por padrão o armazém selecionado em parâmetros (Tela 23). Caso o parâmetro fique em branco será apresentado o “Padrão”.

armazem

(Tela 22)

 

inclusão

(Tela 23)

 Obs. Ao selecionar o item o campo “Saldo” irá apresentar a quantidade total (soma de todos os armazéns). O mesmo se aplica para os campos “Reservado” e “Disponível”. 

Rastreabilidade de Produtos

Com o ERPFlex, você obtém mais poder para rastrear os lotes de seus produtos. Em Consultas e Relatórios foi criado o relatório de rastreabilidade  de produtos. Com ele, é possível analisar todo o rastreio de um determinado lote.

Ao acessar o relatório, basta selecionar o lote e clicar em “Calcular Rastreabilidade” para que seja apresentada as informações (Telas 24 e 25).

ERPFlex - Opera

(Tela 24)

ERPFlex - Opera_2

(Tela 25)