Novidades da Versão 8.1.4.3

cristinareis/ dezembro 27, 2017/ Novidades ERPFlex

Cadastro de NCM – nova forma de gravação dos dados do NCM

Em grupo de empresas com compartilhamento de produtos e NCM, podem existir diferentes regimes tributários entre as bases e exigir que as informações de MVAs e CSTs dos tributos de entrada e saída sejam tratados de forma individualizada.

Para atender a esse cenário, a partir dessa versão, o compartilhamento dos dados dos NCMs podem ser tratados em duas tabelas:

  • NCM – código, descrição, exceção e gênero;
  • NCM_TRIB –  CSTs dos tributos de entrada e saída, e alíquotas de MVA.

Com isso, a tabela NCM poderá ser compartilhada entre as bases do grupo. E dados tratados pela NCM_TRIB mantidos sem compartilhamento.

Formas de compartilhamento

1 – Compartilhamento das tabelas NCM e NCM_TRB

Empresa Tabela Acessa Dados da
Empresa 2 NCM Empresa 1
Empresa 3 NCM Empresa 1
Empresa 2 NCM_TRB Empresa 1
Empresa 3 NCM_TRB Empresa 1

Nesse modelo, os dados gerais do NCM, MVAs e os CSTs dos tributos são cadastrados na Empresa 1. As empresas 2 e 3 utilizam os dados cadastrados na empresa 1.

Se as empresas 2 ou 3 fizerem a edição dos dados do NCM ou da NCM_TRB, estarão atualizando os dados da empresa 1.

2 – Compartilhamento apenas da tabela NCM

Empresa Tabela Acessa Dados da
Empresa 2 NCM Empresa 1
Empresa 3 NCM Empresa 1

Nesse modelo, apenas os dados gerais do NCM cadastrados na Empresa 1 são utilizados pelas empresas 2 e 3. Como a tabela NCM_TRB não está compartilhada, as alíquotas de MVA e os CSTs dos tributos são tratados individualmente por empresa.

Observações

  1. não houve mudança na tela de cadastro do NCM, o tratamento descrito acima é realizado de forma transparente, no momento da gravação dos dados.
  2. para as empresas que utilizam o compartilhamento da tabela NCM, o ERPFlex já trará compartilhada a tabela NCM_TRB.

Faturamento – Informações Adicionais do produto na tela de Receita

Na tela de Receita, janela de item do produto, foi incluído o campo Informações Adicionais que exibirá esses dados conforme o cadastro do produto.

Essa alteração tem como objetivo apoiar o processo de venda pelo ecommerce Flex.

 

API v1 – novo recurso de filtros concatenados para consulta

Desenvolvido recurso para uso de filtros concatenados nas APIs da versão 1, utilizando array filter.

O filtro concatenado está disponível para uso em:

  • Clientes
  • Fornecedores
  • Contratos
  • Produtos
  • Títulos a Receber

Para detalhes da sintaxe, consulte o link: https://labs.erpflex.com.br/consulta-de-clientes-com-filtros-concatenados-api-v1/

Exemplo:

http://implantacao.erpflex.com.br/api/clientes/?limit=20&offset=0&filter[0][field]=fantasia&filter[0][operator]=like&filter[0][value]=%Top%&filter[1][field]=email&filter[1][operator]=like&filter[1][value]=%gmail%

API v2 – Consulta de SKUs (variantes)

A partir dessa versão, a consulta de variantes na API v2 passa ser denominada como SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) para melhor se adaptar ao conceito utllizado no mercado.

Além disso, estão disponíveis operadores relacionais para composição dos filtros da consulta.

Para saber detalhes da API, consulte o link: https://labs.erpflex.com.br/consultando-sku/

API v2 – Consulta boletos em PDF

Disponibilizada para API v2, a consulta aos boletos gerados. É possível obter o PDF do boleto, a partir de uma requisição HTTP usando método GET para o endereço: http://implantacao.erpflex.com.br/api_v2/boleto.

Existe também a possibilidade de obter o PDF a partir do código digitável do boleto.

Consulte o link https://labs.erpflex.com.br/consultando-boletos/ para conhecer a sintaxe dessa API.

Zanthus – novas bandeiras no cadastro de Cartão de Crédito para integração Sitef

Para melhor controle na integração das vendas Zanthus com Sitef, foram incluídas mais opções de bandeiras no cadastro de Cartão de Crédito.

Zanthus – melhoria na integração de produtos e preços em bases compartilhadas

A partir dessa versão, em ambientes com bases compartilhadas de produtos e preços, mas sem compartilhamento de estoque, ao atualizar os preços na base principal, os itens já serão sinalizados para reintegração nas demais bases.

Até a versão passada, era necessário importar a planilha de saldos nas demais bases para forçar a reintegração dos itens.

PDVFlex – Integração de Cancelamento de Cupom Fiscal

A partir dessa versão, as vendas canceladas no PDVFlex passam a ser integradas para o ERPFlex e tratadas pelo flag Mostrar Vendas Canceladas. Ao marcar essa caixa, as vendas canceladas serão exibidas, porém sem a permissão de alteração.

Importação de Clientes e Fornecedores

Na planilha para importação de Clientes e Fornecedores, foi disponibilizada a coluna Modalidade de Frete, que pode ser preenchida com os seguintes dados:

0- Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF);
1- Contratação do Frete por conta do destinatário/remetente (FOB);
2- Contratação do Frete por conta de terceiros;
3- Transporte próprio por conta do remetente;
4- Transporte próprio por conta do destinatário;
9- Sem Ocorrência de transporte