Cadastro de Kits

Parâmetros Envolvidos

Localização: (Produtos > Parâmetros Gerais) - ao deixar o parâmetro como Sim, será apresentada a coluna Kit (ao lado da coluna Variante) nas telas de Orçamento e Faturamento, ao deixar o parâmetro Não, a coluna ficará oculta.
Localização: (Produtos > Parâmetros Gerais) - ao deixar o parâmetro como Não, não será possível editar o itens que compõe o kit em um orçamento, ao deixar Sim, a alteração será permitida.

Tabelas Atualizadas

  • SBK – Kit de Produtos

Essa funcionalidade permite reunir alguns produtos em um pacote de venda, de forma a praticar um preço diferenciado. Os componentes do kit são baixados automaticamente do estoque.

A montagem do Kit se assemelha à Estrutura de Produtos, em que são incluidos os itens que fazem parte do pacote e os respectivos preços a serem praticados. É possível criar uma tabela de preços especial para a venda do produto em kit, com isso, ficará mais fácil aplicar um reajuste a todos.

Ao orçar (somente o Orçamento Geral) ou faturar um kit, o sistema irá substitui-lo pelos componentes. Com isso, na nota fiscal, cada item permanece com sua tributação própria de NCM, etc.
icone_dica Dica:

  1. Antes de montar um kit, é necessário criar um produto principal (Kit) para agrupar os itens. Esse produto não possui estoque, ele servirá apenas para seleção nas telas de orçamento e faturamento, sendo em seguida substituído pelos componentes.
  2. Na montagem do kit, nenhum item deve ficar sem preço.

Para tratamento de kits, estão disponíveis dois parâmetros:

  • Usa Kit de produtos (Parâmetros > Produtos > Parâmetros Gerais)
    Define se ao gerar o orçamento/faturamento será exibida a coluna com a notação KIT para facilitar a identificação dos produtos vendidos com preços diferenciados.
  • Permite alterar os componentes dos Kits de produtos no Orçamento/Faturamento (Parâmetros > Produtos > Parâmetros Gerais)
    Caso definido com Não, ao realizar o orçamento/faturamento, não será possível editar os dados dos itens que compõem o kit.  A mensagem exibida será “Alteração de componente de um kit não está autorizada!”

 

Onde é Utilizado

Nas rotinas de orçamento e faturamento.

Realizando o Cadastro icone roteiro

    1. Acesse Cadastros > Produtos e Serviços > Cadastro de Kits.
    2. Clique em + Incluir.
    3. Clique no botão de opção Produto e selecione o produto/serviço principal, que deve ter sido criado previamente.
      Exemplo: Kit de Meias (3 pares)
    4. Selecione uma tabela de preços, se desejar.
    5. Clique em + Incluir da área dos componentes.
    6. Informe o produto que irá compor o kit (componente).
      Exemplo: Par de Meia.
    7. Informe a quantidade.
      Exemplo. 3.
    8. Informe o preço unitário ou mantenha o sugerido pela tabela selecionada.
      Exemplo: R$ 10,00
    9. Ao finalizar, clique em Ok.
    10. Repita o processo para cada novo componente do kit.
    11. Ao finalizar, clique em Gravar.

Atualizando preços dos itens do kit icone roteiro

Em caso de mudança nos preços da tabela aplicada aos produtos do kit, utilize o botão Atualizar Preços para processar o recálculo e revalorizar o kit.

icone_dica Dica:

Essa função somente está disponível para kits criados com base em tabela de preços, ou seja, que não tiveram o preço unitário preenchido manualmente.