Contábil (ECD/ECF)

Nessa tela são gerados os arquivos que atendem tanto ao ECD (Escrituração Contábil Digital) como ao ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

  • No caso do ECD, é necessário primeiro fazer o relacionamento De/Para Contas Sped com Contas ERPFlex;
  • No caso do ECF, após estabelecer o relacionamento para o ECD, deve-se realizar o De/Para Contas Sped com Plano Referencial ECF.
    Recuperação de dados da ECD (Escrituração Contábil Digital)

    Existe uma série de dados a serem informados na ECF que serão importados diretamente da ECD, no entanto, esses dados precisam estar validados e assinados. Por isso, é de grande importância que a ECD seja gerada de maneira correta, pois os dados serão utilizados na obrigação acessória (ECF).

Também é possível gerar um relatório de Inconsistências, antes de processar o arquivo TXT, de forma a conferir se resta algum lançamento do ERPFlex sem vínculo de conta contábil e que, portanto, não será incluído no arquivo.

Para gerar o relatório de inconsistência

  1. Acesse Lançamentos > Sped > Contábil (ECD/ECF).
  2. Clique na aba Inconsistências.
  3. Clique no botão Gera Relatório.
    Será gerado um relatório em PDF, indicando os lançamentos do período em que faltam de De/Para de contas.
  4. Efetue os De/Para faltantes ou se não desejar incluir esses lançamentos no arquivo, desconsidere o relatório.

Para gerar o arquivo Sped ECD

  1. Ter preparado o De/Para Contas Sped com Contas ERPFlex (Cadastros > Configurações Sped).
  2. Na tela Contábil (ECD/ECF), aba Parâmetros, preencha os campos de parametrização para o Sped Contábil.
  3. Clique no botão Gera Arquivo.
  4. Faça o download do arquivo para importá-lo no programa Validador do ECD.

Para gerar o arquivo Sped ECF 

  1. Ter gerado e assinado o Sped Contábil – ECD;
  2. Realizar o De/Para Sped com Plano Referencial – ECF (Cadastros > Configurações Sped);
  3. Em Lançamentos > Sped > Gera Arquivo Sped > Contábil, execute a geração do arquivo do Sped e importe no PVA da ECF – Escrituração Contábil Fiscal.