Controle de Cheque de Terceiros

Caso a empresa receba cheques de terceiros como forma de pagamento, é possível cadastrá-los e manter um histórico sobre depósito, compensação ou devolução dos cheques. Além disso, no caso de devolução o sistema manterá essa informação vinculada ao cliente que repassou o cheque.

O total desses cheques tem que ser exatamente igual à parcela que vai ser quitada (normalmente é necessário desdobrar-se o valor do titulo pois dificilmente o(s) cheque(s) do terceiro será igual).

Uma vez depositado com êxito o(s) cheque(s) do terceiro, baixa-se o titulo informando-se a Data e o Banco. No cadastro do cheque de terceiros, convém preencher também a data de Compensação na tela de Cheques de Terceiros. Caso o cliente tenha cheques devolvidos de terceiros, será possível observar na janela de Situação Financeira do Cliente.

É importante observar que essa tela é apenas para controle administrativo da origem do cheque, ela  não realiza nenhuma baixa no financeiro.

Cadastrando um terceiro

  1. Em Cadastros > Cadastros Básicos > Terceiros, clique em Incluir.
  2. Informe o Nome e o CPF do emissor do cheque.
  3. Grave os dados.

Cadastrando um cheque de terceiro

  1. Em Lançamentos > Financeiro > Controle de Cheques, clique em Incluir.
    Cliente
    Selecione o nome do cliente.Terceiro
    Selecione o nome do terceiro cadastrado.Banco / Agência / Conta
    Informe os dados da conta do cheque.

    Valor
    Informe o valor do cheque.

    Emissão
    Informe a data atual.

    Depósito
    Informe a data para depósito.

  2. Grave os dados do cheque.
  3. Em Lançamento > Vendas > Faturamento, inclua uma venda em nome do cliente que está entregando o cheque.
  4. Realize o recebimento com o tipo Cheque e selecione o cheque cadastrado. O valor do cheque será levado para a parcela.
  5. Se necessário, inclua mais uma parcela com o saldo restante.
  6. Grave a receita.

Repasse de cheque para pagamento

No caso de repasse de cheque de terceiros a fornecedores, é importante criar um banco de CHEQUES DE TERCEIROS para poder registrar a baixa a receber e a pagar dos títulos envolvidos.

  1. Crie um banco CHEQUE TERCEIRO.
  2. Baixe o título a receber nesse banco.
  3. Retorne à tela de Controle de Cheque e clique no botão Editar.
  4. Acesse a aba Contas a Pagar e clique em Incluir.
  5. Limpe o filtro de vencimento e localize o título a pagar.
  6. Clique no botão – Ver documento origem.
  7. Na tela do lançamento de Compras, clique na aba Pagamento.
    Os títulos devem totalizar exatamente o valor do cheque. Se necessário, divida as parcelas.
  8. Grave o lançamento.
  9. De volta à tela de Controle de Cheques, marque as parcelas para associá-las ao cheque de terceiros.
  10. Grave o controle de cheque.
  11. Nesse momento, o título a pagar receberá o tipo de Cheque-Pre.
  12. Altere novamente o controle de cheque e acesse a aba Títulos a Pagar.
  13. Acesse a aba Pagamentos do documento origem e modifique a parcela cujo cheque foi associado.
  14. Agora, selecione o banco Cheque Terceiros.
  15. Grave o título.
  16. Grave o controle de cheques.
  17. Acesse Lançamentos > Contas a Pagar > Títulos a Pagar.
  18. Localize o título com o cheque de terceiro associado e clique no botão – Baixar o título.
  19. Ajuste a data da baixa, conforme a data de vencimento do título e grave.
  20. Acesse também Lançamentos > Contas a Receber > Títulos a Receber.
  21. Localize o título com o cheque de terceiro associado e clique no botão – Baixar o título.
  22. Ajuste a data da baixa, conforme a data de vencimento do título e grave.
  23. Para conferir os movimentos de repasse de cheques no banco Cheque de Terceiros, acesse Consultas e Relatórios > Financeiro > Extrato Bancário.
  24. Escolha o banco Cheque de Terceiros.

Devolução de Cheques de Terceiros

Para registrar a devolução do cheque do terceiro:

  1. Acesse Lançamentos > Financeiro > Controle de Cheques.
  2. Clique no botão – Registrar devolução desse cheque.
  3. Informe uma data de devolução posterior à do depósito e o motivo (exemplo: Sem Fundos).
  4. Estorne a baixa dos títulos.
  5. Refaça as parcelas para indicar a nova forma de pagamento.
  6. Retorne à tela de Receita novamente e selecione o mesmo cliente. Observe na janela de Situação Financeira, a informação do cheque devolvido.

 

1.     Ao vincular um cheque a um título a receber e pagar, os valores devem ser no mesmo valor do cheque, ou seja, caso o cheque seja no valor de R$ 300,00, o título a ser vinculado deve ser no mesmo valor. Ou pode-se selecionar vários títulos de forma que o somatório atinja o valor do cheque.

2.     A opção Inutilizar o cheque está em desenvolvimento.