Devolução de Notas para modelo 65 NFC-e e 59 CF-e geradas pelo PDV Zanthus e PDVFlex

Aos clientes que emitem nota de faturamento no modelo 65 NFC-e e 59 CF-e, agora poderão gerar a devolução a partir da própria nota que foi lançada, segue abaixo as orientações.

Processo para geração de nota fiscal de devolução modelo 65 NFC-e e 59 CF-e geradas pelo PDV Zanthus ou PDVFlex

  1. Caso o cliente esteja como Consumidor, acesse Cadastro > Cadastros Básicos > Clientes e cadastre o cliente com todos os dados para emissão da nota.
  2. No ERPFlex, acesse Lançamentos > Vendas > Faturamento;
  3. Localize a nota que deve ser gerada a devolução, cujo o modelo seja 65 ou 59;
  4. Edite a nota. Caso o cliente esteja como Consumidor, selecione o cliente cadastrado.
  5. Clique no ícone ;
  6. Em seguida, clique em , ocorrerá o redirecionamento para a tela de Compras – Devolução de Vendas, contendo os itens a serem devolvidos.
  7. A tela de Compras é apresentada.
  8. Ajuste o modelo da NF para 55 (Danfe),  os itens e quantidades devolvidas, e o CFOP de devolução.Importante: certifique-se que o parâmetro CFOPs com entrada pelo Custo Atual (Parâmetros > Faturamento/Compras > Compras-Padrões), contém o CFOP de devolução. Dessa forma, o custo do produto não será atualizado com o valor da venda.
  9. Após ajustar os itens, na aba Pagamentos irá considerar para a parcela, o valor a ser devolvido ao cliente.
  10. Lance a prazo para criar um crédito, que poderá ser compensado no faturamento, caso o cliente leve outro produto. Se for devolvido dinheiro ao cliente, lance à Vista no Caixinha.
  11. Grave a nota.
  12. Acesse a tela de Compras para transmitir a nota à Sefaz.

 

Outras Notas

  1. Ao clicar no ícone , é disponibilizado também o botão para  quando houver necessidade de lançamentos de notas complementares que referenciam a nota,  Nesse caso, ocorrerá o redirecionamento para a própria tela de faturamento,
  2. Serão carregados todos os itens da nota. Ajuste o modelo da NF para 55 (Danfe) e, caso seja necessário, ajuste também os CFOPs. Em seguida, finalize o lançamento como de costume.