Estrutura de Produtos/Serviços

Parâmetros Envolvidos

Localização: (Produtos > Parâmetros Gerais) - escolha se o custo considerado será o custo médio (baseado nas entradas e saídas) ou será considerado o custo standard (informado no cadastro do produto ou na variante), a escolha aplica-se na formação de preço de um produto e na estrutura de produto/serviço.

Tabelas Atualizadas

  • SG0 – Cabeçalho da Estrutura de Produtos/Serviços
  • SG1 – Estrutura de Produtos

A estrutura de produtos/serviços tem o objetivo de cadastrar os componentes e as quantidades de itens necessários para produzir um produto acabado ou serviço.

Esse cadastro, traz inúmeras vantagens para a gestão de materiais, pois permite ter um custo ou orçamento atualizado, ajuda nas compras, controla o consumo de matérias-primas e permite a geração de requisições automáticas e um melhor planejamento e controle da produção.

Onde é Utilizado

Na rotina de Cadastro de Produtos, Ordem de Produção e Ordem de Serviço.

Realizando o Cadastro

icone roteiro Para cadastrar unidades de medidas:

    1. No ERPFlex acesse: Cadastros > Produtos e Serviços > Estrutura de Produtos/Serviços ;
    2. Clique em + Incluir  e siga as orientações abaixo:
  • Produto / Serviço: Informe o produto ou serviço que será feita a estrutura;
  • Qtde. base: refere-se a quantidade na qual a estrutura esta sendo montada, é utilizada também para definir um preço adequado com a quantidade média vendida e quando se tem componentes com quantidade muito pequena. Coloca-se então uma quantidade básica e é para ela que são informadas as quantidades de cada componente. O padrão é 1;
  • Status: escolha se o mesmo ficará ativo (visível na lista de estrutura e disponível para ser utilizado) ou inativo (oculto na lista de estrutura e indisponível);
  • Operação: caso a estrutura que sendo criada se refira a alguma etapa de operação cadastrada, é possível informa-la nesse campo. Ex. Corte;
  • Componentes: clique em + Incluir para cada produto que fará parte da composição do produto ou serviço;
  • Margem (%): serve para definir o preço do produto acabado de acordo com a quantidade e estrutura, onde o custo do produto é multiplicado pela margem;
  • Preço calculado: o preço pode ser obtido pelo calculo da margem, informado no campo anterior ou o pode ser definido direto nesse campo sem calculo de margem, também é possível gravar o preço obtido na tabela de preço do produto ao clicar em Gravar no Produto;
  • Ao finalizar clique em Gravar;

O MRP I, realiza um calculo das necessidades de matéria-prima do produto que será produzido.

  • Quantidade a produzir: informe a quantidade que será produzida, baseando-se na previsão de vendas ou por demanda de requisição;
  • Considera a quantidade em estoque: marcando esse box, será analisado a quantidade de matéria-prima no estoque, caso o saldo não seja suficiente será feito um abatimento da quantidade necessária faltante e posteriormente um op/solicitação/pedido de compra para compor a quantidade necessária;
  • Calcular necessidades: ao clicar nesse botão, será listado os componentes necessários para a produção, bem como quantidade, quantidade em estoque, quantidade necessária e os custos;
  • + Gerar OP: gera ordem de produção dos produtos necessários;
  • + Gerar Ped. Compras: gera pedido de compra das matérias-primas necessárias;
  • + Gerar Solic. Compras: gera solicitação de compras para cotação das matérias-primas necessárias;
  • Ao finalizar, clique em Gravar;