Ficha de Produção

Parâmetros Envolvidos

Localização: (OP/OS/FP) - ao escolher a opção Não, será emitido um alerta de atenção (após clicar em Gravar) na tela de OP informando que não é permitido alterar o produto da OP, quando houver uma ficha de produção vinculada a essa OP, caso a alteração da OP seja na tela de Ficha de Produção, o campo do produto ficará desativado para alteração. Ao escolher a opção Sim, a alteração do produto da OP será permitido em ambas as telas, mesmo tendo ficha de produção vinculada.

Localização: (OP/OS/FP) - escolhendo a opção Sim, o sistema irá permitir alterar a variante do produto que será utilizada na criação e apontamento da OP, no processo de anexar etapa em lote que tenha uma operação obrigatória de vinculo com uma OP. Escolhendo a opção Não, no momento de Anexar Etapa ou Incluir Etapa, não será apresentada a tabela contendo as variantes do produto na tela de Operação da Ficha de Produção.

Localização: (OP/OS/FP) - deixando o parâmetro como Sim, o sistema irá criar/requisitar/apontar a produção automaticamente da OP, para isso, antes deve-se selecionar uma operação que obrigue o vinculo da OP no processo de anexar etapa em lote. Escolhendo a opção Não, a OP não será criada assim como suas requisições e apontamento, todo o processo deve ser feito manualmente.
Localização: (OP/OS/FP) - Ao escolher a opção Emissão, a data a ser considerada na coluna Última Etapa no grid principal da Ficha de Produção, será a emissão informada na inclusão da etapa da da Ficha de Produção. Escolhendo a opção Produção/Encerramento, a data a ser considerada na coluna Última Etapa no grid principal da Ficha de Produção será a data que ocorreu a produção/encerramento do item na ficha de produção.

Tabelas Atualizadas

  • SC8 – Ficha de Produção;
  • SC9 – Itens da Ficha de Produção;

A ficha de produção tem como objetivo o acompanhamento do avanço das etapas da produção. Para isso, é importante cadastrar previamente as estruturas de produtos com as respectivas operações.

É importante observar que a ficha de produção não é gerada pelo MRP I. No entanto, é possível gerar as ordens de produção pelo MRP I e criar uma ficha de produção para controlar o andamento do processo.

O processo da ficha de produção envolve:

  1. Abertura da ficha de produção;
  2. Gerar e vincular automaticamente as OPs; ou
    Incluir uma OP já existente ou uma nova e relacionar manualmente às etapas;
  3. Se necessário, incluir etapas sem vínculo com ordem de produção; ou processar em lote o avanço para cada etapa.
  4. Apontar o encerramento das etapas.

Funções da tela

As fichas apresentadas no grid principal, podem ser filtradas  pela data de emissão, para isso, preencha os campos De/Até.

Para carregar todas as fichas de produção existentes, independente da data, deixe os campos De/Até em brancos e clique em Recarregar.

As fichas finalizadas não são apresentadas na tela principal, para visualiza-las, marque o check box ” Mostrar Finalizadas”.

Ao final da tela é possível realizar a busca dos lançamentos da Ficha de Produção através dos filtros disponíveis, sendo que a busca mais comum é pelo número de documento produto ou emissão. Para isso, escolha o campo de busca, digite o conteúdo ou parte dele a ser localizado, em seguida clique em Filtra.

Outra possibilidade é a busca avançada, para isso clique no botão Avançado, escolha o campo (ex.: docto.), escolha o operador (ex.: =, <, >, like…), clique em Incluir Expressão (+), em seguida clique OK.

Botões Incluir e coluna Opções

Botão Incluir Ficha de Produção

Utilize esse botão para fazer a inclusão uma ficha de produção.

Botão Alterar

Clique nessa opção para editar qualquer campo da ficha de produção, como por exemplo, docto, cliente, serviço, variante, quantidade ou dados adicionais.

Botão Movimentar Ficha de Produção

Essa opção tem objetivo de incluir novas etapas e vincular OP’s a uma Ficha de Produção. As OP’s podem ser já existentes ou há a possibilidade de criar uma nova OP na própria tela de Ficha de Produção.

Clicando nessa opção, serão listados todas as OPs referente ao produto da ficha e seus respectivos lotes, para isso, é necessário informar ou incluir o lote no momento de executar a produção da OP vinculada à Ficha de Produção.

Clique nessa opção para finalizar a Ficha de Produção, após sua finalização não é mais permitido realizar nenhum tipo alteração, bem como inclusão novas etapas e inserir OP.

Para efetivar a finalização da Ficha de Produção, clique no botão Finalizar Ficha de Produção, informe a data, em seguida clique em Gravar.

Para reverter a ação de finalização, clique novamente no botão Finalizar Ficha de Produção, limpe a data de finalização e clique em Gravar;

As fichas finalizadas serão ocultadas da tela principal da Ficha de Produção, para visualiza-las, clique no check box Mostrar Finalizadas, que fica no canto inferior direito da tela.

Essa última opção tem a ação de excluir permanentemente a Ficha de Produção, antes será apresentado um alerta de confirmação, após confirmá-lo a ficha terá sido excluída, sem a possibilidade reverter a ação.

É possível avançar várias fichas de produção para uma mesma etapa:

  1. Marque as fichas de produção ou clique no botão Marcar Todos;
  2. Clique no botão Anexar Etapa;
  3. Informe a data, operação, o produto e uma natureza.
  4. Clique no botão Gravar.