Formas de Pagamento

Parâmetros Envolvidos

Esse parâmetro tem a finalidade de definir se será considerado os dias não úteis para compor a data de vencimento ou não, sendo:
  • Sim: para não considerar os dias não úteis na composição de um vencimento
  • Não: para considerar os dias não úteis na composição de um vencimento

Exemplo: Ao definir forma de pagamento com vencimento sempre no dia 15, caso alguma parcela caia em dia não útil, o vencimento automaticamente será considerado o próximo dia útil se o parâmetro for igual a Sim, caso contrario, todas as parcelas serão consideradas no dia 15 mesmo sendo um dia não útil.


Esse parâmetro tem o objetivo de definir somente o uso da forma de pagamento na telas de Pagamentos/Recebimentos.
  • Sim: Bloqueia todos os campos disponíveis abaixo da forma de pagamento, para que não sejam utilizados de forma que, somente as formas de pagamentos cadastradas seja a única opção.
  • Não: Todos os campos da tela de Recebimento/Pagamento estarão disponíveis para utilização, inclusive as formas de pagamento cadastradas.
As formas de pagamento cadastradas, também poder ser vinculadas ao cadastro de cliente/fornecedor (na aba financeiro), com base nessa situação, foi criado este parâmetro com o objetivo de limitar apenas o uso das formas de pagamentos vinculadas ao cliente/fornecedor nas operações.
  • Sim: mostra todas as formas de pagamentos cadastradas para o cliente/fornecedor, e não somente aquelas que foram vinculadas ao cadastro na aba financeiro.
  • Não: mostra somente as formas de pagamentos vinculadas ao cadastro do cliente/fornecedor na aba financeiro e não todas as formas de pagamentos existentes.

Tabelas Atualizadas

  • SEP – Formas de Pagamento

O objetivo desse cadastro é estruturar as condições de pagamentos usadas pela empresa, tanto na compra como na venda. A forma de pagamento também auxilia o departamento financeiro a identificar como a área comercial negociou a quitação do título.

Para compor a forma de pagamento, estão disponíveis 4 tipos de estruturas:

  • À Vista
    Este tipo lança o título já quitado na data da emissão, é obrigatório vincular um banco para baixa. Normalmente, utilizado para lançamentos em dinheiro no Caixinha.
  • A prazo
    Permite definir parcelamentos e as respectivas datas de vencimento. A partir dele, podem ser gerados boletos, depósitos etc.
  • Cheque-pre
    Este tipo considera que um cheque foi emitido, seja para pagamento ou recebimento. É possível utilizar o campo Número de parcelas/Intervalo em dias entre parcelas para prévia configuração do parcelamento. No entanto, no momento da compra ou faturamento, deverão ser informados os dados dos cheques.
  • Cartões de Crédito
    Permite víncular com o cadastro de cartão de crédito. É possível utilizar o campo Número de parcelas para configuração prévia do parcelamento. No momento da compra ou faturamento, é que serão calculados os vencimentos, conforme o dia da fatura (se pagamento) ou prazo de reembolso (se recebimento) definidos no cadastro do cartão.

Além do tipo, a forma de pagamento pode ser definida com base em uma das seguintes configurações:

  • Número de parcela/intervalo em dias entre parcelas
    Esses dois campos trabalham em conjunto. Essa configuração permite estruturar a forma de pagamento em parcelas, sendo o vencimento da primeira sempre na data da emissão e as seguintes, conforme a informação do campo Intervalo em dias entre parcelas.
  • Intervalo variável entre parcelas
    Estrutura o número de parcelas e os vencimentos com base nos intervalos informados entre vírgulas. Exemplo: 07, 14, 28
    Esse exemplo define 3 parcelas, sendo:
    1ª parcela – após 7 dias da data de emissão;
    2ª parcela – após 14 dias do vencimento da 1ª parcela;
    3ª parcela – após 28 dias do vencimento da 2ª parcela.
  • Dia do vencimento da parcela
    Estabelece um dia fixo do mês para vencimento do título. Utilizado para condições de pagamento com um única parcela, quando o acordo comercial define um dia específico do mês para pagamento.

 

 

Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
Descrição: Boleto 30 dias Descrição: Boleto 30/60 dias Descrição: Depósito 3x
Tipo: A prazo Tipo: A prazo Tipo: A prazo
Intervalo variável entre as parcelas: 30; Intervalo variável entre as parcelas: 30, 30 Número de Parcelas: 3
Intervalo em dias entre parcelas: 30
Resultado:
Será gerada uma parcela com vencimento para 30 dias da data de emissão.
Resultado:
Serão geradas duas parcelas:1ª parcela – após 30 dias da data de emissão2ª parcela – após 30 dias da 1ª parcela, ou seja, 60 dias da data de emissão.
Resultado:
Serão geradas 3 parcelas:
1ª parcela – com vencimento na data de emissão;
2ª parcela – com vencimento para 30 dias;
3ª parcela – com vencimento para 60 dias.

Onde é utilizado?

Nas rotinas de Vendas (receita, faturamento e orçamento), Gestão de Assinatura e Compras (despesa, compra, reembolso e pedido de compra).

icone roteiro Realizando o Cadastro

  1. No ERPFlex acesse Cadastros > Bancos – CC – Finalizadoras > Formas de Pagamento;
  2. Clique em + Incluir;
  3. Na tela de inclusão informe os campos conforme as orientações abaixo:
    • Descrição
      Informe o nome para identificar a forma de pagamento.
      Exemplo:
      Deposito, Boleto 30/60D, Cheque, Dinheiro
    • Tipo
      Escolha um dos tipos de estrutura para compor a forma de pagamento:

      • À vista: para pagamentos/recebimentos em dinheiro. Lembre-se que ao escolher esse tipo, é obrigatório o preenchimento do banco onde será debitado/creditado o valor, uma vez que a baixa será feita automaticamente no momento em que lançamento de compra/venda é gravado.
      • A prazo: para pagamentos/recebimentos parcelados, podendo definir quantidade de parcelas, intervalo ou dia para vencimento. Será necessário realizar o processo de baixa para registrar a quitação do título.
      • Cheque-Pre: para pagamentos/recebimentos efetuados com cheque. Se necessário, pode ser previamente configurado o número de parcelas e o intervalo em dias entre parcelas. Os dados do cheque devem ser informados no momento do lançamento da compra/venda. Esse tipo de pagamento também exige a baixa manual após a compensação do cheque.
      • Cartão: para associações com o cadastro de cartões de crédito. O número de parcelas pode ser previamente configurado; já os vencimentos, são calculados conforme o cadastro do cartão.
    • Banco
      Esse campo será habilitado somente se o tipo for À Vista; caso contrário, ficará oculto. Quando habilitado, o preenchimento é obrigatório, escolha entre os bancos que foram cadastrados no sistema; assim, ao usar a forma de pagamento do tipo À Vista, a baixa será realizada no banco escolhido.
      Exemplo: Caixinha
    • Número de Parcelas:  define a quantidade de vezes em que o valor do lançamento pode ser dividido. Use quando o tipo for: a prazo, cheque pré e cartão.
      Exemplo: Ao preencher esse campo com 6, em um lançamento no valor de R$ 600,00 utilizando essa forma de pagamento serão geradas 6 parcelas no valor R$ 100,00.
    • Intervalo em dias entre as parcelas
      Esse campo deve ser utilizado em conjunto com o Número de Parcelas. Define o número de dias entre as parcelas, sendo que a primeira sempre será no ato (mesma data de emissão do documento) e as parcelas seguintes, conforme o intervalo definido nesse campo. Ao deixar “0” (zero) no tipo a prazo e cheque, será considerado 30 dias.
      Exemplo: Lançamento com emissão em 06/07/16; no valor de R$ 50,00; tipo a prazo; em 2 parcelas; e intervalo em dias entre as parcelas igual a 10 dias:

      • 1º parcela = R$ 25,00 com vencimento em 06/07/16
      • 2º parcela = R$ 25,00 com vencimento em 16/07/16
    • Intervalo variável entre as parcelas: Informe os dias entre as parcelas, podendo utilizar intervalos diferentes entre uma parcela e outra. Utilize essa configuração quando o tipo for a prazo.
      Exemplo: Lançamento com emissão em 06/07/16; no valor de R$ 60,00; tipo a prazo; e intervalo variável entre as parcelas igual a 5, 10, 15:
      • 1º parcela = R$ 20,00 com vencimento em 11/07/2016
      • 2º parcela = R$ 20,00 com vencimento em 21/07/2016
      • 3º parcela = R$ 20,00 com vencimento em 05/08/2016
    • Dia do vencimento da parcela: define um dia fixo do mês para vencimento, a fim de centralizar os títulos de um período em uma única data. Use esse campo quando o tipo for a prazo.
      Exemplo: Em um lançamento com emissão em 06/07/2016 no valor de R$ 60,00; tipo à prazo; em 1 parcela; e dia de vencimento 15:
      Parcela única de R$ 60,00 com vencimento em 15/07/16
    • Valor mínimo das parcelas: a ser implementado.
    • Juros financeiro ao dia: informe o juro financeiro diário que será aplicado nos lançamentos parcelados ou a prazo. O sistema fará o cálculo das parcelas, incluindo o valor dos juros e considerando o número de dias decorridos da data de emissão do lançamento.
    • Código do Banco: esse dado será apresentado na tela de recebimento/pagamento apenas quando o tipo cheque pré ou à vista for selecionado; informe o código  do banco do cliente ou fornecedor. Não é um campo de preenchimento obrigatório, trata-se de uma informação complementar caso queira usá-la.
    • Agência: esse dado será apresentado na tela de recebimento/pagamento apenas quando o tipo cheque pré ou à vista for selecionado, informe a agência do banco do cliente ou fornecedor. Não é um campo de preenchimento obrigatório, trata-se de uma informação complementar caso queira usá-la.
    • Conta/Dígito da Conta: esse dado será apresentado na tela de recebimento/pagamento apenas quando o tipo cheque pré ou à vista for selecionado, informe a conta corrente do cliente ou fornecedor e o digito verificador. Não um campo de preenchimento obrigatório, trata-se de uma informação complementar caso queira usá-la.
  • O campo Intervalo variável entre as parcelas prevalece sobre as demais configurações de Número de Parcelas/Intervalo em dias entre parcelas e Dia de Vencimento da parcela.
  • No campo Intervalo variável entre as parcelas, não deve ser usado o intervalo 0 para definir vencimento na data de emissão. Caso informado, será considerado o último dia do mês como data de vencimento.