Naturezas

Parâmetros Envolvidos

Localização: (Loja Virtual > Configuração Básica) - Informe aqui a natureza que será utilizada para vendas oriundas da loja virtual, como padrão é utilizado a descrição Loja Virtual e o tipo é receita.

Tabelas Atualizadas

  • SED – Cadastro de Naturezas;

As naturezas financeiras são utilizadas para justificar as movimentações realizadas com produtos e serviços nas telas de compras, faturamento e movimentos de estoque. Por meio delas, fica fácil identificar o motivo dos lançamentos realizados.

Este procedimento favorece a análise gerencial do comportamento das vendas, despesas e do consumo nas consultas Saldos e Movimentos de Estoque, Balanço e DRE, Multidimensional de Faturamento, Painel de Controle, Data Mining e relatórios.

Ao cadastrar um produto ou serviço, pode-se definir uma natureza padrão para sugestão nos lançamentos de compras, movimentos de estoque e faturamento. Já que nessas telas, é obrigatória a informação da natureza.

Exemplo: O papel sulfite é um produto de consumo interno e, portanto, foi cadastrado com a natureza padrão de requisição Despesas Operacionais. Assim sempre que for requisitado, o valor do seu custo será registrado nessa natureza e nos relatórios será possível apurar o valor total gasto com Despesas Operacionais.

A natureza é o nível mais alto na hierarquia de dimensões do ERPFlex. Equivale às contas sintéticas de Receita e Despesa do Plano de Contas. Devemos ter poucas naturezas, no máximo 10, deixando as discriminações mais detalhadas para a Categoria, Subcategoria e Produto/Serviço; por exemplo: despesas operacionais, despesas financeiras, produção e uma para cada “negócio” da empresa.

As naturezas referentes aos “negócios” da empresa devem ser cadastradas com tipo Ambas (Despesas e Receitas), pois sua movimentação pode envolver tanto entrada de valor como gastos; o resultado será o lucro/prejuízo.

natureza

 

Algumas naturezas já são pré-cadastradas, pois estão ligadas ao cadastro das despesas em geral (também sugerido), e à parametrização fiscal e financeira do ERPFlex.

Cada gestor pode montar suas naturezas de acordo com a visão gerencial que pretende obter.

Exemplo de Naturezas:

Naturezas Finalidade Tipo
Estoque usada na compra de produtos que vão para o estoque Despesa
Operacionais usada para as despesas fixas em geral Despesa
Tributária vinculada aos serviços de tributos utilizados na parametrização das notas fiscais de vendas e compras. Não deve ser excluída. Ambos
Financeiras vinculada aos serviços de Desconto e Acréscimos utilizados na parametrização Financeira. Não deve ser excluída. Ambas
Produção usada nas requisições de matérias-primas e insumos para produção Despesa
Venda de Produtos usada para avaliar o volume das vendas de produtos. Sugestão: pode ser substituída por naturezas mais detalhadas, por exemplo,  linhas de produtos. Receita
Venda de Serviços usada para avaliar o volume das vendas de serviços Receita
Loja Virtual usada para vendas no e-Commerce Flex Receita

Exemplo no Balanço e DRE

Faturamento Total – mês 12/2016
100.000,00
Naturezas  Venda Produtos 30.000,00
Venda Loja Virtual 35.000,00
Venda Serviços 35.000,00

Naturezas como Centros de Custos

As naturezas podem também ser usadas como centro de custos, caso a empresa pratique o rateio das despesas por departamento. Exemplo: Despesas RH, Despesas TI, e Despesas Financeiro.

Nesse caso, ative o parâmetro Utiliza Rateio por Naturezas (Parâmetros > Faturamento-Compras > Compras-Padrões). Assim, ao incluir um item nas telas de Compras e Despesas, será exibida a aba Rateio por Naturezas que facilita a distribuição do gasto entre as naturezas/centros de custos.

Metas

As naturezas podem ter previsões de metas mês a mês, dentro do ano. Ao ser atingida, independente se é uma Despesa ou Receita é possível enviar automaticamente um email de notificação ao gestor (Parâmetros > Workflow > Preço).

No caso de Naturezas identificadas pela palavra Ambas, informe a diferença entre Receitas e Despesas.

Exemplo: temos uma natureza chamada Cursos e que pode receber Despesas e Receitas, ou seja, tipo Ambas. Suponha que a Meta de Receita seja 100.000 e de Despesa seja 80.000. Coloque então como meta da natureza 20.000, pois será avisado quando o “lucro” dessa Natureza for atingido.

Onde é Utilizado

  • Cadastros de Produtos e Serviços
  • Telas de lançamentos de Compras, Faturamento e Movimentos de Estoque
  • Consultas Balanço e DRE, Saldos e Movimentos de Produtos, Multidimensional de Faturamento, Painel de Gestão e Data Mining

Realizando o Cadastro icone roteiro

  1. No ERPFlex acesse: Cadastros > Produtos e Serviços > Naturezas;
  2. Clique em + Incluir;
    • Tipo
      Informe o tipo da natureza. O sistema disponibiliza a natureza nas telas, de acordo com seu tipo.
      Exemplo:
      Despesa – exibida nas telas de compras e movimentos de estoque,
    • Descrição
      Informe um nome para a natureza.
    • Metas Jan…Dez
      Caso queira, informe um valor de meta mês a mês;
  3. Ao finalizar clique em Gravar;