Ordem de Produção

Parâmetros Envolvidos

Localização: (OP/OS/FP) - escolha a opção Sim, para manter o mesmo número de documento do lançamento de origem, por exemplo, ao gerar uma OS a partir de um orçamento, será mantido o mesmo número de documento do orçamento para a OS. Ao escolher a opção Não, será seguida a sequência de documentos da OP/OS, deixando o número de documento da OS diferente do número de documento do lançamento de origem.

Localização: (OP/OS/FP) -  esse parâmetro tem a finalidade de agrupar as movimentações de Faturamento e Requisições/Despesas de uma OP/PS por Natureza ou Produtos.

Localização: (OP/OS/FP) - ao deixar na opção Sim, não serão apresentadas nas movimentações de Faturamento e Requisições/Despesas os tributos de retenções na tela de OP/OS caso tenha. Ao deixar a opção Não, os tributos serão apresentados.

Localização: (OP/OS/FP) - esse parâmetro influência no momento de gerar a requisição de uma OP/OS de acordo com a estrutura, escolhendo a opção Descrição do Produto, os componentes da estrutura serão ordenados por ordem alfabética. Escolhendo a opção Campo Ordem, a ordenação será de acordo com a ordem informada em cada componente da estrutura.

Tabelas Atualizadas

  • SC2 – Ordens de Produção/Serviços;

O ERPFlex tem uma rotina de Ordem de Produção simples, porém suficiente para a pequena empresa. Trata-se da rotina que dá inicio ao processo de fabricação de um produto acabado, a produção é realizada a partir de outros produtos, denominados componentes ou matéria – prima, que serão requisitados do estoque e que juntos após o processo de produção darão origem ao produto acabado.

A OP é fundamental para obter uma visão dos custos envolvidos, bem como a necessidade de compra e requisição do estoque. Uma vez aberta, a ela podem ser apropriadas despesas e requisições de materiais. Esses gastos vão se acumulando na OP até o seu encerramento, que ocorre por meio de uma produção. Nesse momento, todo o custo acumulado é levado ao estoque de produtos e o saldo da OP é zerado.

 

É possível trabalhar com uma ordem de produção permanente, ou seja, realizar-se várias produções com a mesma OP. Nesse caso, à cada produção, a OP é zerada, pois já carregou os custos para o produto e pode receber novas requisições.

A OP pode ser gerada através de um orçamento, pela rotina de MRP,  ou na própria tela de cadastro de ordens de produção, é muito útil para iniciar e organizar uma produção até a sua finalização.

Como são tratadas as Ordens de Produção em Aberto?

As OPs em aberto, não encerradas, aparecem na linha ESTOQUES do Balanço e DRE. É o que os contadores chamam de Estoque em Processo ou Andamento.

O que são os Saldos das Ordens de Produção em Andamento?

O Saldo Anterior e Atual devem ser informados se na ocasião da implantação do sistema existirem OPs abertas e com materiais ou despesas já apropriadas.

Quando utilizar Estruturas para gerar requisições?

Quando o processo de produção é repetitivo, isto é ocorre sempre da mesma forma, é conveniente fazer uso de estruturas. Esse recurso padroniza as requisições ao estoque, uma vez que relaciona os componentes ou matérias-primas, e as quantidades necessárias de cada para fabricação do produto.

Com isso, ao se abrir uma OP de um produto que tenha estrutura, o trabalho de digitação das requisições fica facilitado, porque já são apresentados os componentes com a quantidade necessária para aquela produção.

Caso as produções sejam sob encomenda ou não ocorram de forma padrão, não é preciso cadastrar estruturas. Aconselha-se lançar as requisições manualmente, à medida da necessidade.

Como gerar lotes automáticos para as produções?

O ERPFlex pode gerar automaticamente a numeração dos lotes produzidos; para isso, ajuste o parâmetro Numeração do Lote com a opção Sequencial por Movimentação por OP (Parâmetros > Produtos > Estoque).

Como dar saída automática nos lotes dos componentes?

Quando se utiliza o controle de lote para as matérias-primas, é possível automatizar as baixas dos lotes nas saídas do estoque, ajustando o parâmetro Carregar lotes automaticamente na inclusão dos itens no Faturamento/Receita para Sim (Parâmetros > Produtos > Lotes).

Ao ativá-lo, configure também o parâmetro complementar que será listado logo abaixo: Data a ser usada na ordem de saída dos lotes – Entrada/Validade (Parâmetros > Produtos > Lotes). Conforme a opção escolhida,  a prioridade da saída será o lote com data de entrada ou validade mais antiga.

Funções da tela

Emissão de/até: utilize para filtrar as OP’s de acordo com a data em que foram emitidas;

Produção de/até: utilize para filtrar as OP’s de acordo com data que ocorreu a produção;

Após definir os filtros de data clique em Recarregar;

Para trazer todas as OP’s existentes, independente da data, deixe os campos de e até em branco e clique em Recarregar;

As OP’s que constam como executadas não são apresentadas na tela principal, para visualiza-las marque o box “Mostrar OP’s executadas“ que fica localizado no final da página;

Ao final da tela é possível realizar a busca dos lançamentos de OP’s através dos filtros disponíveis, sendo que a busca mais comum é pelo número de documento, emissão ou produto. Para isso, escolha o campo de busca, digite o conteúdo ou parte dele a ser localizado, em seguida clique em Filtra.

Outra facilidade na página é o Sumário, que apresenta um totalizador da quantidade a produzir, quantidade produzida, saldo anterior e saldo atual de uma ou mais OP’s, para isso basta selecionar as OP’s.

Para imprimir a relação de OP’s que estão sendo apresentadas na página principal, clique no botão Imprimir, onde será feito um redirecionamento para a tela de gerador de relatórios, o documento pode ser impresso ou salvo no formato PDF.

O botão Recalcular serve para recalcular o custo dos produtos envolvidos, nos casos que houve um recalculo do custo médio ou da estrutura.

Botões Incluir e coluna Opções

Botão Incluir OP

Utilize esse botão para fazer a inclusão manual de uma ordem de produção.

Botão Alterar

Ao clicar nessa opção, é possível realizar modificações nos campos da OP criada originalmente.

Botão Movimentar OP

Utilize esse botão para incluir ou visualizar as movimentações da ordem de produção, como requisições, devoluções e gastos vinculados pela tela de Compras.

Botão Imprimir em Word

Essa opção permite a impressão da OP no modelo RTF do Word, escolha o modelo e em seguida clique em Imprimir com este Modelo.

Botão Excluir

Clicando nesse botão, será exibido um alerta de atenção, ao confirmá-lo, a OP em questão será excluída permanentemente.

Se a ordem de produção foi gerada a partir do orçamento, faça o estorno a partir da própria tela do orçamento. Esse processo excluirá a ordem de produção, caso não haja nenhum vínculo de lançamentos de compras e faturamento.