Romaneio

A rotina de Romaneio visa facilitar e controlar a separação dos itens de um Orçamento antes do faturamento, de forma a conferir se há estoque suficiente para atender ao pedido. Caso o estoque não seja suficiente, ao faturar o orçamento/pedido, será levada apenas a quantidade separada.

O uso do Romaneio antes de faturar não é obrigatório, para adotar esse procedimento é necessário marcar a caixa Romaneio Habilitado em Parâmetros > Faturamento-Compras > Romaneio.

 

Para realizar a separação das mercadorias para faturar :

  1. Acesse Lançamentos > Vendas > Romaneio.
    Serão listados os orçamentos a partir da Data de Início de Vigência definida em Parâmetros > Faturamento-Compras > Romaneio.
  2. Clique no botão Separar. 

    Produto
    Essa caixa permite utilizar um leitor para bipar o código de barras do produto e separá-lo. A cada leitura, é adicionado 1 no campo Qtde. Separada.Histórico do Romaneio
    Utilize esse campo para digitar observações sobre o romaneio.Qtde Separada
    Caso não esteja utilizando o leitor de código de barras, digite nesse campo a quantidade separada do produto. Essa será a quantidade efetivamente faturada.

    Botão Separar Completamente
    Este botão somente estará disponível, se o parâmetro Habilita botão Separar Todos (Parâmetros > Faturamento-Compras > Romaneio) estiver configurado com Sim.

    Ao clicar nesse botão, a quantidade total dos itens são lançadas automaticamente no campo Qtde Separada.

  3. Após a separação, ao clicar nos botões Gerar Receita – ou Gerar NFe – , ou puxar o orçamento na tela do faturamento, somente a quantidade separada será disponibilizada para faturamento.
  4. Após o faturamento do pedido, na tela de Romaneio, serão disponibilizados os botões:
    Registrar Previsão de Entrega
    Registrar Recebimento