Requisições, Devoluções e Transferências

 

Nesta tela se lança as Requisições e também as Devoluções (estorno de requisição) ao estoque.

As Requisições podem ser para Consumo, sendo  consideradas uma despesa, ou, caso se mencione uma OP/OS, são a ela apropriadas. Sempre nas Natureza informadas.

A Data (de Emissão) é importante pois é neste mês que a despesa será considerada para efeito de Resultado, mesmo se, no caso de uma OS, esta ter sido emitida ou faturada em mês diferente.

Tanto as Requisições como as Devoluções são lançadas pelo custo médio atual. Caso esse custo não possa ser calculado devido ao estoque estar zerado, o sistema pega o Custo Standard.

O Docto e o Histórico são opcionais e informativos.

Lembre-se que se uma OS for aberta a partir de um Orçamento, o sistema já gera automaticamente as Requisições de seus componentes/produtos e já baixa do estoque. O que o usuário deve fazer é apenas lançar casos diferentes daqueles listados no orçamento, seja fazendo uma requisição, seja uma devolução.

Da mesma forma que nas Compras, quando se altera uma requisição, o sistema cancela o lançamento original e cria o novo, mas não avança nas operações que poderiam ter sido influenciadas por essa operação. Exemplo: Foi feita uma certa requisição a uma OP. Essa OP foi produzida e depois faturada, gerando um CMV. Após esses lançamentos altera-se a quantidade de uma requisição ali feita. O Estoque é acertado e a apropriação na OP. Mas a produção da OP, não. Se a quantidade foi ajustada para cima, a OP passa a ter um saldo, que será apropriado na próxima produção. Se não houver, ficará no estoque de OPs.

Info

Esse lançamento, quando está vinculado a uma OP, é digitado na própria tela de lançamento das Ordens de Produção.