Vendedores

Parâmetros Envolvidos

Localização: (Loja Virtual > Configuração Básica) - informe aqui, o vendedor que virá como padrão nas transações oriundas da loja virtual.

Localização: (Faturamento/Compras > Faturamento-Padrões) - informe neste parâmetro, o vendedor que virá preenchido em todos as receitas/faturamentos, sem a necessidade de preenchimento manual. Este parâmetro não será considerado caso, o parâmetro " Usa usuário logado como vendedor" estiver ativado.

Localização: (Faturamento/Compras > Faturamento-Padrões) - informe aqui, o vendedor que virá como padrão nas transações oriundas de automação comercial Zanthus.

Localização: (Orçamentos) - Este parâmetro permite usar o usuário logado como vendedor, desde que seja vinculado o login de acesso com o cadastro do vendedor, para isso o parâmetro deve ser sim, caso contrário deixe como não.

Localização: (Config. Gerais > Parâmetros Gerais) - este parâmetro tem o objetivo de filtrar apenas os clientes e lançamentos correspondente ao vendedor logado no sistema, para isso é necessário informar o perfil (todos os vendedores devem usar mesmo perfil nesse caso), o vendedor deve esta logado com seu usuário no sistema e no cadastro de vendedor o login de acesso deve estar amarrado com o cadastro do vendedor. É importante que o e-mail de login do sistema seja o mesmo e-mail do cadastro do vendedor, caso contrário o filtro não funcionará.
Localização: (Assinaturas) - informe aqui, o vendedor que virá como padrão nas transações realizadas a partir das assinaturas recebidas.

Tabelas Atualizadas

  • SA3 – Vendedores
  • SAB – Vendedor x Produtos

O cadastro de vendedores é utilizado para controlar o responsável pela negociação com o cliente e também as comissões devidas sobre as vendas realizadas

Os vendedores podem ser vinculados ao cadastro de clientes e sugeridos no orçamento/pedido.

Na gravação do faturamento/receita, será obrigatório informar um vendedor. Caso a empresa não trabalhe com vendedores em sua operação,  deve utilizar o vendedor padrão já cadastrado na base para que seja possível gravar a venda.

No cadastro do vendedor, define-se o percentual de comissão padrão que será aplicado sobre o valor da venda ou do recebimento. Também, é possível estabelecer um percentual diferenciado (exceção) para um determinado produto ou serviço estratégico.

Apuração da Comissão

O ERPFlex oferece duas consultas básicas para apuração das comissões, que podem ser visualizadas em qualquer momento. A empresa deve optar por usar uma ou outra, conforme sua política de comissionamento.

  • Vendedor por Produto (Faturamento)
    Calcula a comissão de um período por vendedor, aplicando o percentual definido em seu cadastro sobre o valor das vendas.
  • Vendedor por Produto (Recebimento)
    CalcuApresenta o valor devido ao vendedor calculado sobre os títulos recebidos no período.

Após a apuração da comissão pela consulta, deve-se lançar manualmente a respectiva despesa na tela de compras. Para isso, é necessário também cadastrar o vendedor como um fornecedor.

Separação da Carteira de Clientes

Existem empresas em que os vendedores são usuários do sistema e incluem seus próprios pedidos. Assim, se houver um ambiente acirrado de concorrência, pode ser necessário separar a carteira de clientes e de pedidos.

Quando ativada a separação da carteira de clientes, é fundamental que na empresa exista a função do Supervisor de Vendas para realizar a distribuição ou redirecionamento dos clientes aos vendedores.

Para ativar a separação da carteira de clientes e orçamentos/pedidos:

  1. Os usuários de vendas devem ter o perfil Vendedor associado;
  2. No cadastro do vendedor, preencher o email igual ao informado no seu cadastro de usuário;
  3. No cadastro dos clientes, associar os vendedores;
  4. No parâmetro Perfil para Ativar Filtro por Vendedor (Cadastros > Parâmetros > aba Config. Gerais), selecionar o perfil Vendedor.
    Caso não trabalhe com separação de carteiras, mantenha vazio esse parâmetro ou com a opção Nenhum.  Caso contrário, o perfil associado só visualizará os clientes e pedidos a ele vinculados.

Onde é Utilizado

Nas rotinas de vendas (orçamento, faturamento e comanda).

Realizando o Cadastro icone roteiro

    1. Acesse Cadastros > Cadastros Básicos > Vendedores.
    2. Clique em + Incluir.
    3. Na tela de inclusão, preencha os campos conforme orientações abaixo:

Nome / Razão Social

Informe o nome ou a razão social do vendedor.

CPF/CNPJ

Informe o CPF ou CNPJ  do vendedor.

Telefone / Celular / Fax

Informe os telefones de contato com o vendedor.

CEP / Endereço / Bairro / UF / Município

Informe os dados do endereço do vendedor.

E-mail

Informe o e-mail de contato com o vendedor.

% Comissão

Informe o percentual de comissão padrão que será aplicado sobre as vendas realizadas pelo vendedor ou sobre as parcelas recebidas.

% Máximo de desconto

Caso o vendedor seja usuário do sistema, isto é, efetue o lançamento dos seus próprios pedidos, é possível limitar o percentual máximo de desconto que ele pode oferecer ao cliente. A validação é realizada apenas no campo de Desconto do item do orçamento.

Consulte também restrição de preço mínimo.

Usuário do Vendedor

Se o vendedor tiver login de acesso ao sistema, é possível vincular o seu usuário no cadastro. Com isso, ao realizar um orçamento/faturamento não será necessário informar o campo vendedor manualmente, o campo será preenchimento automaticamente com o seu nome.

Nessa aba, pode-se definir um percentual diferenciado de comissão para um determinado produto ou serviço, e estabelecer a partir de qual data entrará em vigor.

Exemplo:

Nas vendas dos produtos em geral, o vendedor receberá a comissão padrão de 5%. Porém, no produto KLM receberá 10% de comissão.

  1. Clique em + Incluir;
  2. Selecione o botão de opção de Produto ou Serviço;
  3. Clique em Adicionar Novo;
  4. Informe a partir de qual data será válida essa comissão;
  5. Informe o percentual da comissão;
  6. Clique em OK;
  7. Repita o processo para incluir outros produtos ou serviços;
  8. Ao finalizar, clique em Gravar;